REIKI

Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei), através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico, mental ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde. Reiki é uma palavra japonesa que significa “Energia Vital Universal”.

Atua com resultados concretos na ansiedade, stress, depressão, insonia, medo, insegurança, assim como nos órgãos, tecidos e sistemas. O Reiki é preventivo e harmonizador, agindo sempre na causa dos problemas.

O Reiki é uma terapia complementar. O reiki por natureza sempre trabalha em harmonia com outros fatores externos que estejam atuando na pessoa, e isto inclui a medicina tradicional. É muito importante ressaltar que o reiki não substitui outros tratamentos convencionais, como a medicina ou a psicologia. Nenhum mestre de reiki está habilitado a dar diagnósticos, interferir em outros tratamentos ou prescrever remédios, salvo se tiver formação para tal. Seu trabalho é complementar, auxiliando na recuperação do equilíbrio vital natural do ser humano, que consequentemente irá atuar nos processos mentais, emocionais, espirituais e físicos do ser humano.

O reiki não tem qualquer contra-indicação. Também pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade.

O Reiki é aplicado juntamente com as outras terapias.

Origens

O sistema do Reiki foi desenvolvido por Mikao Usui em 1922 enquanto praticava Isyu Guo, um treino budista de 21 dias organizado no Monte Kurama. Não se sabe quais eram as atividades exigidas a Usui durante o treino, contudo envolviam muito provavelmente meditação, jejum, cânticos e orações. Alega-se que através de uma revelação mística, Usui ganhou conhecimento e poder espiritual que podia aplicar a outros e que ele apelidou de Reiki e que dizia entrar pelo seu corpo através do seu Chacra Coroa.

Em abril de 1922, Usui mudou-se para Tokio onde fundou o Usui Reiki Ryōhō Gakkai, que significa "Sociedade do Método de Energia Espiritual Terapêutica de Usui", para continuar a tratar pessoas com o Reiki.

Enquanto ensinava Reiki em Fukuyama, Usui sofreu um enfarte e morreu a 9 de março de 1926. De acordo com as inscrições no seu túmulo, Usui ensinou o seu sistema de Reiki a mais de 2000 pessoas durante a sua vida e dezesseis dos seus alunos continuaram o seu treino para chegar ao terceiro nível.