SHIATSU

Shiatsu: o poder do toque humano

O Shiatsu (pressão -“atsu” - com os dedos - “shi”).é uma prática terapêutica com bases na medicina tradicional oriental e cuja missão principal é encaminhar os seus praticantes para um estado completo de saúde e de bem-estar.

Recorrendo à pressão dos dedos, o Shiatsu trabalha em cima dos canais de energia do corpo (meridianos), numa tentativa de equilibrar o fluxo da energia vital para a vida (o "ki" – que não vemos, mas sentimos), que pode estar bloqueado, em défice ("kyo") ou em excesso ("jitsu") no organismo. Ao normalizar o “ki”, devolve-se ao corpo a capacidade de se defender das doenças, garantindo assim, o seu funcionamento pleno. Isto é conseguido através dos movimentos manuais feitos em cerca de 365 pontos de pressão, ou “tsubos”, que existem no corpo humano. Saiba que um meridiano com excesso de energia vai apresentar-se tenso e dorido, enquanto um meridiano com falta de energia vai apresentar-se suave e indolor.

O terapeuta também se utiliza das palmas das mãos, cotovelos e joelhos para pressionar, alongar e massagear o corpo nos pontos adequados ou simplesmente de movimentos rotativos com os braços ou pernas.


O Shiatsu funciona como catalisador no processo de cura, sendo que a cura não é uma experiência imediata, mas sim um percurso contínuo. São muitos os benefícios desta terapia holística, destacando-se uma maior flexibilidade da pele e dos músculos, melhorias ao nível dos sistemas circulatório, digestivo, ósseo, endócrino e nervoso. O objetivo é criar um equilíbrio físico, mental e espiritual; e dotar a pessoa de um maior conhecimento e capacidade de leitura do seu próprio corpo, alertando-a para a importância de um estilo de vida harmonioso e saudável. O seu principal objetivo é devolver ao consulente elevados níveis de energia, regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos, estimulando a resistência natural do organismo contra as doenças e outros problemas de saúde, quer físicos, quer emocionais ou psicológicos.

O Ministério da Saúde do Japão define o Shiatsu como: “Tratamento que, aplicando umas pressões com os dedos e as palmas das mãos, sobre determinados pontos, corrige irregularidades, mantém e melhora a saúde, contribui para aliviar certas enfermidades (desconfortos, dores, estresse, transtornos nervosos, etc.) ativando assim a capacidade de auto-cura do corpo humano. Não tem efeitos secundários.”

O Shiatsu é especialmente poderoso quando utilizado em conjunto com outras terapias orientais ou até convencionais.

É indicado principalmente para: 
  • Dores de cabeça/enxaquecas
  • Dores de costa/coluna/pescoço/ombros
  • Dificuldades emocionais (depressão, baixa auto-estima…)
  • Stress/Tensão/Ansiedade
  • Cansaço/Fraqueza
  • Insónias
  • Distúrbios intestinais
  • Perturbações menstruais
  • Problemas respiratórios (asma, bronquite…)
  • Problemas reprodutivos
  • Sinusite
  • Constipações e tosse
  • Tensão muscular
  • Artrite
  • Lesões desportivas 

Muitas vezes denominada de “massagem oriental”, e embora partilhe algumas das mesmas características (pressão das mãos no corpo para aliviar a tensão muscular e as articulações presas), na realidade o Shiatsu é muito mais do que uma simples massagem. Isto porque, mesmo que o problema esteja numa zona específica do organismo, o terapeuta trabalha o corpo ou melhor o sistema energético, por completo.

Antes da primeira sessão, o terapeuta elaborará um diagnóstico baseado no seu atual problema, historial médico, estilo de vida, hábitos alimentares e de exercício físico. Mas fará também um diagnóstico visual (do seu aspecto geral, tom de pele, postura e forma de caminhar); um diagnóstico auditivo (não apenas se ouve bem ou não, mas também do som da sua voz – se é tímida, tensa, nervosa, alta…); um diagnóstico baseado no toque ou o diagnóstico “hara” (“hara” significa abdómen e esta parte do corpo é alva de uma observação cuidadosa porque, sendo uma zona central, denuncia precisamente as áreas "kyo" e "jitsu"). 

ATENDIMENTO COM HORA MARCADA.
As sessões de Shiatsu têm a duração de aproximadamente uma hora e são realizadas num tapete específico que é colocado no chão ou numa cadeira própria para o efeito.
Valor da consulta – R$ 60,00
O reiki está incluso em todas as sessões

Obs.: Venha com roupa larga e confortável (não é necessário se despir) e procure não comer uma refeição pesada, nem beber álcool nas duas horas que antecedem o atendimento.

***** No final da sua primeira sessão, pode não sentir nada, pode sentir-se extremamente cansado ou até com muita energia. Regra geral, há um sentimento de tranquilidade, leveza e de bem-estar, logo após a primeira experiência Shiatsu. No entanto, aconselha-se a realização de três ou quatro sessões, ao longo de um período de 4-6 semanas, para garantir a obtenção de bons resultados.

História do Shiatsu

O Shiatsu tem as suas origens numa prática com mais de dois mil anos de existência – a "Tao Yin" – que, através de exercício físico, técnicas de respiração, massagens e meditação, procurava devolver ao organismo a fluição natural e “ki”, a “força da vida” que, aliás, rege a medicina oriental. Introduzida no Japão por volta do século VI, os japoneses aperfeiçoaram a técnica ao estudar e desenvolver um método muito próprio: o diagnóstico e tratamento abdominal.

Conhecido durante muito tempo como “Anma”, o Shiatsu ganhou estatuto próprio ao distanciar-se da medicina propriamente dita e integrar as práticas de fisioterapia e de quiropraxia, aliada às técnicas de pressão exercidas sobre o corpo com recurso apenas aos dedos.

No início do século XX, o terapeuta japonês Tamai Tempaku associou os conhecimentos modernos de anatomia e de fisiologia aos métodos de tratamento orientais antigos e obteve o primeiro esboço do Shiatsu como é hoje conhecido – o "Shiatsu Ryoho" deu mais tarde lugar ao "Shiatsu Ho" até ser simplesmente baptizado de Shiatsu. Em 1964, o governo japonês reconheceu o Shiatsu enquanto terapia independente e distinta, tanto da antiga “Anma”, como da massagem ocidental.